Compatibilidade dos produtos STIHL com o combustível E10
A gasolina com E10 introduziu-se na UE para conservar os depósitos de crude e reduzir o impacto climático.
A designação E10 é uma abreviatura: composta por "E", que significa álcool etílico, ou seja, o etanol que se acrescenta às gasolinas e o número 10, que indica que a gasolina contém até 10% de etanol. Continua a haver gasolinas de primeira qualidade que contêm um máximo de 5% de etanol.
A denominação E10 pode ser identificada nas gasolineiras pelas seguintes indicações "Normal E10", "Super E10", "SuperPlus E10"
Como norma, o combustível E10 é compatível com todas as motosserras e máquinas a motor da STIHL, como também, para todos os motores Briggs & Stratton, Kawasaki e Kohler que se montam na linha de jardim STIHL. Não obstante, pode ser requerido um ajustamento da carburação com o fim de compensar a mudança da composição na gasolina. Por este motivo recomendamos levar a sua máquina a um concessionário STIHL.
A STIHL recomenda não armazenar a mistura preparada para os motores de 2 tempos e STIHL 4-MIX que contenham E10 durante mais de 30 dias com a finalidade de minimizar a fase de separação. Isto significa que o etanol absorve a humidade do ar e deposita-se na parte inferior dos recipientes, o que pode fazer que os motores não funcionem correctamente ou, inclusive, deixem de funcionar. O combustível que já se dissociou não se pode voltar a utilizar mesmo que se volte a agitar a embalagem de novo. Por tudo isto, o emprego de combustíveis caducados, inadequados, ou um desvio na proporção de óleo/gasolina na mistura pode produzir danos importantes nos motores.
Por esta razão, o combustível STIHL MotoMix é sempre a melhor escolha. É especialmente formulado para este tipo de motores e assegura um alto rendimento e uma longa vida útil, além de que, diferencia-se dos combustíveis disponíveis nas estações de serviço, este combustível inclusive, pode ser armazenado sem problemas durante um longo período de tempo (2 anos).