STIHL Brasil entra na ofensiva com medidas inovadoras para atingir metas de sustentabilidade. Sob a liderança de Rafael Szabo, Gerente de Infraestrutura, o foco é minimizar o desperdício de energia e maximizar a eficiência.
O consumo de energia, ou seja, eletricidade, gás natural e água, é diferenciado por áreas na fábrica brasileira. O objetivo é usar essas informações para otimizar processos e reduzir o desperdício. O supervisor Lucas Brandalise destaca a importância de compreender os dados de carga base para identificar potenciais de melhoria, especialmente em dias improdutivos.
AÇÃO PROATIVA
Como uma medida proativa, a unidade implementou "Rotas de Lockout/Tagout" que permitirão à equipe de monitoramento identificar o desperdício de energia durante as rondas de inspeção e relatar imediatamente os resultados, para que seja possível agir rapidamente. Dessa maneira, já foram eliminados mais de 150 vazamentos de ar comprimido, resultando em economias significativas. Os esforços contínuos devem permitir economizar mais de um milhão de reais (cerca de 170.000 euros; em julho de 2024) por ano.
A mensagem é clara: cada medida conta. Ao promover uma cultura de sustentabilidade, a STIHL Brasil não só quer se beneficiar internamente, como também exercer um impacto positivo no meio ambiente em geral.