O projeto "STIHL Effluent Reuse", cujo planejamento começou em 2019, é um excelente exemplo de sustentabilidade e conservação de recursos. Seu principal objetivo é reduzir a dependência do processo de produção do abastecimento público de água potável, preservando ao mesmo tempo os recursos naturais e financeiros.
Com um investimento de quatro milhões de reais (cerca de 680.000 euros; em julho de 2024), a STIHL Brasil implementou uma tecnologia que permite tratar e reutilizar recursos hídricos no processo de produção. O resultado final? Pelo menos 50% da água tratada é reutilizada.
PROCURANDO E ENCONTRANDO REFERÊNCIAS
"Este projeto passou por várias fases para validar sua viabilidade técnica", explica Cláudio Guenther, Diretor Executivo da STIHL Brasil. Isso incluiu visitas a outras empresas no Brasil que já implementaram projetos bem-sucedidos de reciclagem e reutilização de água no processo de produção. Essas visitas de avaliação comparativa ajudaram a desenvolver o projeto da STIHL em um modelo modular que pode ser facilmente expandido no futuro. A água tratada será potável e apoiará as etapas de produção que requerem quantidades particularmente elevadas de água de alta qualidade.